19/03/15

Reino de Deus / Reino dos céus (tabela sinótica)

Um erro comum entre dispensacionalistas é a distingüir as expressões “Reino de Deus” e “Reino dos céus”, como se fosse coisas distintas. Tais expressões são idênticas, sendo “Reino dos céus” apenas o modo como Mateus costuma traduzir aquilo que no restante do Novo Testamento se expressa como “Reino de Deus”.
A prova clássica dessa identidade está na comparação entre os três evangelhos sinóticos: relatando a mesma situação, Mateus traz “Reino dos céus” onde os outros evangelistas trazem “Reino de Deus”. Fiz a tabela abaixo para facilitar a comparação.


Mateus (ACF)
Marcos (ACF)
Lucas (ACF)
4:12 Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia;
17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado [ēngiken] o reino dos céus.

1:14 E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,
15 E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo [ēngiken]. Arrependei-vos, e crede no evangelho.

5:3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

6:20 E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
8:11 Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;

13:29 E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.
11:11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

7:28 E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.
13:11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
4:11 E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,
8:10 E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.
13:24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;

4:26 E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra.
13:31 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;
4:30 E dizia: A que assemelhare-mos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?
4:31 É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra;
13:18 E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei?
13:19 É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.
13:33 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.



13:20 E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus?
13:21 É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou.
19:14 Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.
10:14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.
18:16 Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.
19:23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
19:24 E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
10:23 Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
10:24 E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!
18:24 E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
18:25 Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

(G. M. Brasilino)


Nenhum comentário:

Postar um comentário