22/05/12

Inferno: ausência de Deus?


 Vez por outra encontra-se alguém a afirmar que o Inferno é “ausência de Deus”. Essa doutrina, meramente especulativa, não encontra qualquer amparo nas Escrituras. Ausência de Deus não é o Inferno; ausência de Deus é o que leva ao Inferno. Que punição é essa, dizer ao pecador que ele receberá exatamente o que ele quer, se continuar em seu pecado?

E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,
(2 Tessalonicenses 1:7-9)

Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira;e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
(Apocalipse 14:10)


G. Montenegro

4 comentários:

  1. Interessante. Frequentemente eu defendo esta linha de pensamento, mas nunca havia parado para pensar profundamente nisso. Preciso rever meus conceitos.

    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela sinceridade.

      Eu diria, sem dogmatizar, que aqueles que odeiam a Deus querem qualquer coisa, menos vê-Lo. Querem a ausência de Deus, não Sua excelsa presença (mesmo que não estejam diretamente conscientes disso). Para essas pessoas a presença de Deus é um real tormento.

      De toda forma, nos aconselha a sabedoria a nunca buscar a real natureza do Inferno, antes buscar estar fora dele pela graça.

      Excluir
  2. Foi direto ao ponto.
    Como escreveste sobre inferno, gostaria de saber a sua opinião sobre a crença difundida entre muitos cristãos de que o diabo atormenta os condenados ao inferno.
    Concorda ou discorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O diabo não está no HADES, onde estão apenas os mortos.

      Quanto ao GEENA, ainda não "aconteceu", por isso não se pode dizer que o diabo "atormenta" aos condenados lá.

      Mas a Bíblia não apresenta ao diabo como um "atormentador" do inferno. Pelo contrário, ele é um dos atormentados (Mateus 25:41; Apocalipse 20:10).

      Excluir