16/02/11

O que significa "Protestante"?

Percebo diversas vezes uma confusão sobre o que significa a palavra "protestante". A interpretação popular é de que se trata de um movimento de protesto contra a Igreja Católica. 

Embora tal interpretação possa em parte estar correta (isto é, protestantes se opõe a alguns ensinos e práticas da Igreja de Roma), na realidade a palavra "protestante" não se dá diretamente por um protesto contra o catolicismo per se.

Se voltarmos no tempo, chegamos a uma época em que não existia separação entre Igreja e Estado (uma invenção tipicamente ocidental). Esse é o tempo da Reforma Protestante. Inicialmente os reformadores não receberam o nome de "protestantes".

Resumidamente, em 1529, na chamada Segunda Dieta de Speyer (assembleia dos príncipes e líderes germânicos) ficou-se decidido que todo o Império Germânico deveria adotar como religião o catolicismo romano. Diante disso, em 20 de Abril, os discordantes da dieta escreveram uma Carta de Protesto, pela qual ficaram conhecidos como "protestantes". Não exatamente por discordarem do catolicismo (ainda que discordando), mas por discordarem de que todo o Império deveria se sujeitar a tal religião.

Portanto, "protestante" na realidade não é um expressão de ataque, mas de defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário