20/02/09

A Bíblia ensina a Tricotomia?

-->
Chama-se Tricotomia à doutrina, aceita por boa parte dos evangélicos brasileiros, segundo a qual nossa condição humana poderia ser seccionada em três elementos: corpo, alma e espírito, cada um realizando certas funções, através das quais somos o que somos.
Alguns ainda ensinam que a Tricotomia seria um reflexo da Trindade de Deus. Não entendo como esta comparação pode ser válida; segundo o dogma da Trindade, as três pessoas da Divindade seriam coiguais, mas não existe qualquer nível de igualdade ente corpo, alma e espírito. São distintos e tem diferentes modos de ser. Ainda segundo o dogma trinitario, as três pessoas são da mesma essência, mas as essências do corpo, da alma e do espírito são diversas, sem elementos em comum, senão o ser do indivíduo. Não somos três pessoas, mas apenas uma pessoa. O dogma trinitário não ensina que Pai, Filho e Espírito Santo sejam, individualmente, partes de Deus, mas cada um plenamente Deus; corpo, alma e espírito nunca são plenamente o indivíduo, nem funcionam individualmente, mas apenas em conjunto.
Se todos esses meus argumentos falharem, ainda assim rejeite-se fundamentar a doutrina nesta analogia por não constar às Escrituras. Estas falam muitas vezes de espírito e alma, mas nunca diz positivamente "somos constituídos de espírito, alma e corpo". Dois textos que geralmente os trinitarianos usam em sua defesa são 1ª Tessalonicenses 5:23 e Hebreus 4:12. O primeiro usa as três expressões como significando a totalidade do indivíduo, enquanto o segundo texto diferencia entre alma e espírito, mostrando haver entre eles uma divisão, ainda que profundamente oculta.
Mas seria isto suficiente para fundamentar uma doutrina?
Minha resposta é não. Seria necessário provar que espírito, alma e corpo, em 1ª Tessalonicenses 5:23 são termos técnicos, e não expressões acidentais. E como se faz isso? Mostrando outras vezes o mesmo autor empregando a mesma expressão com o significado desejado. É por isso que é perigoso interpretar um versículo isolado do que tudo aquilo que um determinado autor escreveu em outros textos. Cada autor emprega palavras semelhantes com significados diferentes; por exemplo, a palavra DIAKONOS, nas epístolas paulinas não-pastorais, significa "ministro", uma expressão universal e acidental. Já nas epístolas pastorais (1ª e 2ª Timóteo e Tito) e em Romanos 16:1; Filipenses 1:1, DIAKONOS significa não qualquer tipo de ministro, mas é um termo técnico para um ministério eclesiástico específico: o serviço material da Igreja. Assim, para provar que, em 1ª Tessalonicenses 5:23, alma e espírito são realmente a totalidade da não-corporeidade humana em todo momento (e não apenas acidentalmente, ou por força de expressão), seria preciso provar em outros textos do mesmo autor o mesmo uso. Isto, porém, é impossível. Em outros textos, como Romanos 8:10; 1ª Coríntios 5:3; 7:34; 14:14, a união entre corpo e espírito significam a plenitude do ser humano, conforme a raiz mais primitiva, em Gênesis 2:7 (também atestada em Eclesiastes 12:7 como crença judáica). 1ª Coríntios 7:34 pretende ter o mesmo sentido que 1ª Tessalonicenses 5:23, mas não fala da alma. Ver também 2 Coríntios 7:1.
É confuso usar em conjunto 1ª Tessalonicenses 5:23 com Hebreus 4:12, já que não há qualquer evidência de se tratar do mesmo autor, antes evidências em contrário, tanto históricas quanto textuais. Além disso, muitos outros textos bíblicos falam da plenitude do homem como "espírito e alma" (Mateus 10:28), e a plenitude não-corpórea ainda de outra maneira (Marcos 12:30; cf. Mateus 22:37; Lucas 10:27). É evidente, através de tais comparações, que não existia uma doutrina oficial da composição humana, seja dicotômica, seja tricotômica, mas antes fórmulas sugestivas, e não exaustivas. 1ª Tessalonicenses 5:23 sugere que se a expressão usada refere-se a todo o ser humano, mas não prova o inverso: que todo ser humano é limitado à expressão.
Além disso, não existe uma doutrina na Bíblia a respeito do que significam "alma" e "espírito". Alma pode significa "ser vivo" (Romanos 13:1; 1 Coríntios 15:45; Apocalipse 16:3), vida (Atos 20:10) e também pode estar associada a desejo (Apocalipse 18:14), prazer (Mateus 12:18; Hebreus 10:38), integridade (2 Pedro 2:8), unidade (Atos 4:32), temor (João 12:27; Atos 2:43), tristeza (Marcos 14:34), mas qualidades pessoais semelhantes também são apresentadas relacionadas ao espírito, como mansidão e quietude (Gálatas 6:1; 1 Pedro 3:4), sectarismo (Tiago 3:16), temor (2 Timoteo 1:7), unidade (Filipenses 1:27), mente (Efésios 4:23), sabedoria (Efésios 1:17). Se o espírito está associado à sabedoria, também está à falta dela (1 Coríntios 14:15). Desse modo, "espírito" e "alma" não são termos técnicos, mas expressões vagas, que tem sentido de acordo com o contexto e o autor, e não se pode formular uma doutrina a respeito deles. Além disso, em alguns textos, por paralelismo retórico, espírito e alma tem o mesmo significado (Jó 7:31; 12:10; Isaías 26:9).
Sobre o significado de expressões como "espírito" e "alma" nas epístolas paulinas, ver Teologia do Novo Testamento de Rudolf Bultmann, 2ª parte, capítulo 1, §§17 a 19.



Gyordano Montenegro Brasilino, cristão.

68 comentários:

  1. VAI EXAMINAR AS ESCRITURAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque vc proprio não explica?

      Excluir
  2. Sou partidario da doutrina tricotomica, mas não é só porque as escrituras apoiam, e sim, porque vejo isso dentro de mim. ou você nunca se viu em uma situação em que uma voz dizia:faz. – a voz do id, segundo Freud, e o desejo da carne e a voz de Satanás, segundo as escrituras – E, depois outra voz dizendo: meu filho, não faça isso. Não é correto.– a voz do superego, segundo Freud, e a voz do espírito, que provêm de Deus, segundo as escrituras – No meio dessas duas opniões você acaba escolhendo uma ainda dentro de você, essa é sua alma ou ego, que vai pagar pelas suas decisões. Vida eterna, se escolher o bem, ou condenação eterna, se escolher o mal. Espero que com esse comentário fique claro de que existem três vozes que já nasce dentro do homem. Acho que você ja as ouviu.

    ResponderExcluir
  3. Em resposta...

    O problema não está nas "vozes" que se ouve, isto é, na experimentação fenomenológica mais fundamental, mas na incorreta identificação.

    Há, de fato, duas vozes (não três) falando, mas essas vozes não tem direta relação com o dogma da tricotomia (que não é apoiado pelas Escrituras). São as vozes da carne e do Espírito (Gálatas 5:17); mas "carne" e "Espírito" não são partes do ser humano, mas potências contrárias que lidam pelo controle do ser humano.

    Quanto a Freud, sua psicanálise não é científica. O modelo estrutural freudiano não pode ser provado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fé também não pode ser provada, amigo, mas nem, por isso, a podemos desprezar. Em Apocalipse, João deixa bem claro que o homem passará por um julgamento, segundo suas obras e Jesuus, que é o mais proximo que temos de pessoa que conheceu o céu, confirma esse julgamento, no capitulo 5 de João, e Ele disse que a alma poderia ser jogada no inferno, portanto, entendo que será ela que passará por esse julgamento descrito em Apocalipse e em João. Já o Espírito dado por Deus, voltará (sem julgamento) pois já está pronto (foi Jesus quem falou), para Ele. Meu amado, a tricotomia do homem, devido a subjetividade e metamorfismo, do texto biblico não pode ser totalmente provada, mas pode ser percebida. Gostaria que também considerasse as entidades externas, como o Espírito Santo e os Espíritos Imundos, que respectivamente, ajudam a limpar ou sujar a alma do homem. O espírito dado por Deus não está sujeito a sujeira, pois é ele que nos ajuda a ter noção de adoração ao criador. Paulo, diz que ele testifica, junto com o ES, que somos filho de Deus.
      Nossa alma será liberta de toda influencia maligna no juizo final, pois receberá um novo corpo, onde não precisará mais de espírito para viver. Creio assim e te agradeço pela discurssão que pode nos irriquecer, Paz sejá com voce.

      Excluir
  4. somos divididos em tres parte corpo alm a e espirito se o nosso espirito nao esta bem com nossso Deus nada podera ir nem ... vejamos
    o espirito esta ligado direta mente em Deus o a alma reje todos nossos sentimentos e o corpo esta interligao a nossa alma sendo asssim tudo é regido por Deus se seu espirito nao esta bem com Deus sua alma nao estara sua alma nao estando seu corpo padesserá tambem tudo esta interligado,corpo alma espirito... espirito pertence a deus alma sao o que sentimos e corpo somos o que apresentamos ''carcaça''.

    ResponderExcluir
  5. o homem é feito de espirito e corpo, a junção ou melhor a unidade, o ajuntamento do espirito e corpo gera uma alma. É por isso que em Eclesiastes 12v7 diz só do espirito e corpo. e o pó volte para terra, e o espirito volte a Deus.

    ResponderExcluir
  6. ok, nesse caso Rogerio quem vai para o inferno então, no caso de a pessoa morrer sem salvação?o assunto é polemico,mas fico com a tese da tricotomia, creio assim devido o homem ser imagem e semelhança de DEUS sendo assim tem o sopro de vida do CRIADOR, parte do seu espirito e é essa parte de nosso ser que luta para nos fazer sujeitar à alma e vencer o mundo fazendo de nosso ser um (1) com DEUS. como seres racionais que somos,fica à nossa vontade aceitar o bem ou o mal e como DEUS não criou bonecos mas antes nos fez "um pouco menor que os anjos" Salmos 8,podemos sim separar nossa alma de DEUS de sorte que ela atenda a vontade da carne,nesse caso corpo volta para o pó,o espirito que não se contamina (pois é de DEUS)volta para ele e a alma segue aquele a quem se apegou ou obedeceu. A ALMA QUE PECAR ESSA MORRERA. Ez 18.

    ResponderExcluir
  7. Bom, vejo que esse assunto é bem polêmico, e é também um dos questionamentos normais do nosso ser, é saber, quem somos? de onde viemos? e para onde vamos? Com Jesus aprendemos o que precisamos saber para crer com a fé que Deus nos dá no seu nome e andar no caminho que nos leva a salvação. Confesso que me inclino para a doutrina que diz que somos feitos corpo, alma e espírito, pela simples afirmação bíblica, que fomos feitos imagem e semelhança de Deus, se ele é um Deus Triuno, creio que somos feitos também, de 3 partes interligadas que se tornam uma. Mas ao certo só teremos plena certeza quando estivermos na eternidade, e Jesus disse que naquele dia nada me perguntareis, saciaremos a nossa sede de conhecimento. Mas como estamos aqui, vivendo essa vida terrena temos que meditar nesta passagem, peço que leiam, pois é importante, Deuteronômio 29. verso 29 diz: " As coisas encobertas são para o Senhor nosso Deus, porém as reveladas são para nós ..." É saudável termos essa sede por conhecer, mas colocar a nossa fé nas nossas razões não é seguro, por mais que tenhamos convicção, a única fé que devemos ter, é na Palavra do Senhor e no Seu sangue que nos purifica e dá o direito da vida eterna a todo aquele que crê no Seu Filho, o qual é Bem dito para todo o sempre e que está prestes a vir, Maranata! Meditemos na Palavra para alcançarmos a Salvação e o conhecimento de Deus, mas caso alguém descobri por revelação qual das doutrinas está certa por certo quero ser um dos primeiros a saber aoisuaoisuoiuas, um abraço a todos a paz de Cristo e o amor de Deus Pai e as consolações do Espírito sejam com todos que buscam o seu conhecimento para todo o sempre amém!

    ResponderExcluir
  8. Eu creio que a tricotomia é verdadeira sim. Meu ponto de vista é esse: (Não postarei referências)

    Quando passamos a viver uma vida de santidade, o Espírito Santo de Deus passará a nos purificar, mas Ele não poderá purificar a carne, pois a mesma é pecaminosa e tende à pecar. Portanto, o que Ele purificará? O que Ele levará para a vida eterna? Pois sabemos que a toda carne voltará ao pó, e o Espírito Santo já é de Deus. Então, se a alma não existisse, não haveria o que o Espírito Santo purificar, e consequentemente, não conseguiríamos comunhão com Deus, pois nossa carne continuaria a querer pecar, assim como continua, mesmo sendo santos.

    Não quero me parecer sábio no assunto, essa é apenas a minha opinião.
    A Paz do Senhor seja com todos.

    ResponderExcluir
  9. Isso não é um "ponto de vista". É um erro doutrinário muito grave.

    A palavra "carne" designa ao menos DUAS coisas distintas na Bíblia: por vezes significa apenas o CORPO, e por vezes significa o corpo enquanto objeto da inclinação do pecado. A mesma palavra designa essas duas coisas distintas, em contextos distintos. Isso é óbvio, considerando que Jesus veio em carne (1 João 4:2), mas não tinha inclinação para o pecado. Era completamente santo. Assim devemos ser todos nós.

    * A carne enquanto CORPO é SIM purificada pelo Espírito Santo (1 Coríntios 6:19,20; 7:34; 2 Coríntios 7:1; 1 Tessalonicenses 5:13). Por sua vez, a carne enquanto corpo sujeito ao pecado será eliminada. Mas isso não significa a eliminação do corpo. O corpo DO PECADO é desfeito (Romanos 6:6), mas os salvos receberão um CORPO espiritual (1 Coríntios 15:44).
    * Os nossos CORPOS são membros de Cristo (1 Coríntios 6:15) e são eles que apresentamos a Deus (Romanos 12:1).
    * O Espírito Santo vivificará os nossos corpos (Romanos 8:11), de modo que o nosso corpo é para o Senhor (1 Coríntios 6:13).
    * Aguardamos a redenção DO NOSSO CORPO (Romanos 8:23)

    A obra de santificação do Espírito Santo opera sobre o indivíduo na sua TOTALIDADE.

    ResponderExcluir
  10. na minha opinião eu creio que somos ticotomos sim,por que?porque em ez.37,nos dá essa ideia
    eramos mortos(inesistentes) recebemos forma(corpo)
    porem o corpo depende do espirito que dá a vida,no entanto isso não quer dizer que espirito e vida são o mesmo,porque todos os seres vivos,foram formados para ter vida.Porem com o homem foi diferente,em nenhum texto biblico diz para onde vai os animais,mais diz para onde vai o homen e por que isso?porqe o homem tem algo a mais que os animais,o ser humano tem a inteligencia que o faz ser racional, e o que faz o ser humano ser inteligente é a alma(vida),o corpo sem a vida(alma) é imprestavel(apodrece),ja o corpo e a vida(alma)sem o espirito ficam sem direção.O corpo é a materia fisica,a alma é a essencia do individuo(ser humano)e o espirito é o que influencia o individou ou,seja,o que diz ao homem o que é bom e o que mau, e há guerra entre os dois, marcos 14.38.O homem é resposavel pelas suas escolhas porque ele age racionalmente,ele não age por instinto como os animais e é isso que faz o homem um ser completo,como disse o proprio Deus em gn.1,31,que tudo quanto fez era muito bom e isso inclui a formação do homem.E em tudo isso não podemos confundir o Espirito santo com o espirito do homem porque o homem só recebe o Espirito Santo quando nos covertemos a Cristo.que a paz do Senhor Jesus Cristo seja com todos.amém!

    ResponderExcluir
  11. Muito bem, senhor anônimo.

    Só tem um problema: nenhum texto bíblico citado confirma sua estorinha.

    ResponderExcluir
  12. gyordano, as pessoas que defendem a tricotomia se baseiam no que ouviram falar nos pulpitos das igrejas por lideres sem conhecimento das escrituras. É o caso desses anônimos que acreditam na tricotomia mas não tem argumentos biblicos para sustentar os respectivos pontos de vista. Temos que parar com essa fé baseada em tradição e emoção e ter um fé racional como Paulo diz.

    ResponderExcluir
  13. Amados, não vamos guerrear um assunto tão vasto, no entanto, precisamos entender que Jesus é o nosso Tudo, só Ele nos completa... Podemos ser três para alguns, ou até mesmo dois para outros, porém, somos completos em Jesus. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Enquanto vc's ficas discutindo tricotomia e dicotomia.. o diabo esta ceifando vidas... focamos no verciculo q diz : ide pregai o evangelho a toda a criatura !

    ResponderExcluir
  15. Ora, como se "não discutir" fizesse alguma diferença ou ajudasse em alguma coisa.

    ResponderExcluir
  16. BOM, EU GOSTEI, SÓ QUE NÃO ENTENDI TOTALMENTE, VOU LER E RELER COM MAIS CAALMA ATE EMNTENDER

    ResponderExcluir
  17. Gostei do "Fé Racional" do fabricio canela de fogo

    ResponderExcluir
  18. entao, ñ entendi bem, sendo mais direto, o que vc, gyordano, acha dos versículos de 1Ts e de Hb. que você mesmo citou?

    pq foi feito essa "diferença" entre alma e espirito?

    ResponderExcluir
  19. Tentando colocar de outra forma, para que a "Tricotomia" seja bíblica, é preciso provar os seguintes pontos:
    (1) Que a Bíblia tem um significado exato para "alma" como um constituinte do ser humano.
    (2) Que a Bíblia tem um significado exato para "espírito" como um constituinte do ser humano.
    (3) Que "alma" e "espírito" necessariamente são distintos (isso depende dos 2 anteriores). Isso não é o mesmo que provar que eles podem ser distintos em um momento.
    (4) Que o ser humano é composto exatamente de corpo, alma e espírito, nem mais nem menos (isso também depende dos 2 primeiros). Isso não é o mesmo que simplesmente dizer "corpo, alma e espírito" em um versículo.

    Os dois primeiros pontos são de extrema importância porque dependendo do significado que se der a "espírito" e "alma", o ser humano pode ser composto de não apenas três "partes", mas quatro, cinco ou mais. "Espírito" às vezes significa "vida" e "alma" às vezes significa a força vital; se for assim, falta ainda a "mente", falta o "coração" (simbolicamente, enquanto o centro das emoções), etc.

    ResponderExcluir
  20. gostei desta pesquisa obrigado

    ResponderExcluir
  21. A Paz do Senhor! Veja o que diz a Vulgata Latina:

    "23 ipse autem Deus pacis sanctificet vos per omnia et integer spiritus vester et anima et corpus sine querella in adventu Domini nostri Iesu Christi servetur"

    * spiritus vester - vosso espírito
    * anima - alma
    * corpus - corpo

    Qual a necessidade de Paulo enfatizar três aspectos do homem, se não houvesse fundamentação para isso?

    Quando o próprio Jesus (Mt 10.28), enfatiza "corpo" e "alma", não estava querendo dizer que havia apenas "corpo" e "alma"; mas que havia um corpo físico e um espiritual, e que os mesmos precisariam ser santificados plenamente.

    * O espírito é o centro divino no homem.
    * A alma é o centro emocional do homem.
    * O corpo é o invólucro desses dois elementos.

    É bem interessante notarmos que quando Deus criou o homem, houve dois processos distintos: Deus soprou o espírito de vida e o homem tornou-se alma vivente. A alma só apareceu após o sopro; sendo, portanto, necessário o espírito para a alma "agregar-se" ao homem, tornando-o "alma vivente", pois o espírito é que dá vida. E nesse caso não é nem o Espírito Santo, pois a vida aqui é terrena mesmo. O Espírito Santo dá vida eterna.

    * O corpo apenas com a alma, penderia apenas ao pecado, pois o pecado não atacou a carne em si, mas a personalidade, o entendimento humano (Rm 12.1).
    * O corpo apenas com o espírito, não haveria possibilidade de pecado, pois o mesmo "anseia" por Deus.
    * Um espírito e uma alma sem um corpo, simplesmente não existiria.

    Como explicar então essas relações se não houver um espírito e uma alma dentro de um corpo?

    Por toda a Bíblia, é enfatizada a Tricotomia Humana. Queiramos nós ou não acreditar ou perceber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre 1 Tessalonicenses 5:23, eu já discuti o texto acima. O texto diz apenas e exclusivamente "corpo, alma e espírito"; não diz que o o ser humano é constituído dessas três "partes". O tricotomista lê no texto mais do que ele simplesmente diz. Compadecer-se e ter misericórdia são a mesma coisa; o fato de Êxodo 33:19 as listar lado a lado não significa que sejam coisas distintas. Trata-se de mera ênfase.

      ***

      Sobre Mateus 10:28, o Sr. simplesmente NÃO ENTENDEU o argumento.
      Em Mateus 10:28, o corpo e a alma são a TOTALIDADE do ser humano.
      Em 1 Coríntios 7:34, o corpo e o espírito são a TOTALIDADE do ser humano. (Igualmente em 1 Coríntios 6:20)

      O ser humano não é composto de "duas" ou "três" partes. O ser humano é um ser uno; há nele, entretanto, uma INFINIDADE de aspectos, que podem ser referidos como "alma", "mente", "entendimento", "espírito", "coração", e como quer que seja.

      A escolha "corpo, alma e espírito" é ARBITRÁRIA. Podem ser dois, três, quatro, cinco, um milhão; nenhum texto bíblico diz quantos aspectos pode haver no ser humano. Qualquer corte é arbitrário. Em Lucas 1:46,47, a alma e o espírito são A MESMA COISA.

      ***

      O espírito NÃO É o centro divino no homem.
      A alma NÃO É o centro emocional do homem.
      O corpo NÃO É o invólucro desses dois elementos.

      As três definições estão absolutamente erradas. As palavras "alma" e "espírito" assumem significados CONTEXTUAIS. Significam uma hora uma coisa, outra hora outra coisa. É completamente impossível atribuir essas significações fixas.

      Dependendo do contexto, as emoções estão no ESPÍRITO (Lucas 1:47; João 11:33; 13:21; Romanos 2:29; Atos 17:16; 1 Coríntios 4:21; 16:18; 2 Coríntios 2:13), e não na ALMA. Algumas vezes espírito significa simplesmente "entendimento" ou "mente" (1 Coríntios 2:11). Com a alma ocorre a mesma coisa.

      No Antigo Testamento, o ESPÍRITO geralmente é a respiração, e a ALMA a vida do corpo, duas coisas absolutamente interligadas (não há uma sem a outra). No Novo Testamento tem significados distintos. Tudo depende do contexto; não há nenhum significado fixo.

      Mas, absolutamente, o corpo NÃO É invólucro da alma e do espírito. O corpo é um aspecto fundamental e visível do ser humano. O ser humano não é completo sem o corpo; por isso a necessidade da ressurreição dos mortos. Embora a alma esteja consciente fora do corpo, ela só é completa NO corpo.

      Se pudesse dar um significado mais fixo, eu diria que NORMALMENTE (não sempre) no Novo Testamento (não no Antigo) as definições são as seguintes:

      O espírito é a VIDA INTERIOR do homem.
      A alma é a VIDA ANIMAL do homem.
      O corpo é o ASPECTO MATERIAL do homem.

      Mas, repito: não é sempre assim!

      ***

      Sobre Gênesis 2:7, sua interpretação está absolutamente errada. No Antigo Testamento (não no Novo), ALMA é simplesmente a VIDA (Levítico 17:11a). A expressão "alma vivente" significa simplesmente "ser vivo", nada mais do que isso. Nesse texto bíblico, nenhuma alma é "agregada" ao homem. ALMA VIVENTE é aquilo que o homem É, nesse texto. Ou seja:

      CORPO + SOPRO (respiração) = ALMA VIVENTE

      Como explicado acima, isso ocorre NESTE texto, mas em outros textos bíblicos a realidade é outra. Não misture as coisas!

      ***

      Nesse sentido eu pergunto: ONDE a Bíblia diz que o ser humano é composto por TRÊS, exclusivamente TRÊS partes?

      Excluir
    2. E tome conjecturas heréticas de seguimentos de E.W.
      nem que esteja escrito com todas as fontes e comunicação linguística, ainda assim para um neófito nenhum alimento sólido será bem recebido!

      Excluir
  22. Amados a Paz do Senhor Jesus Cristo,

    Desntre toda esta discusão, quero apenas lembrar os queridos irmãos que nosso compromisso aqui neste mundo é buscar a santidade e purificação para herdar o reino de Deus (Mt 6.33 parte A), diante do assunto acima tenho apenas uma passagem para meditação dos irmãos:

    1 Timóteo 1.4-7.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor anônimo, se o Sr. não é capaz de ver as consequências das doutrinas na vida espiritual da Igreja, faça o favor de não escrever mais.

      Excluir
    2. Amigo que consequência? você esta gerando um debate que não fere nada a vida espiritual da Igreja, o que fere a vida espiritual da igreja é o pecado, esta discusão não vai te fazer mais cristão ou menos cristão, é uma discusão inutil que não vai te trazer santidade nenhuma e a biblia nos adverte sobre discussões inuteis, se o que você quer é atacar a igreja seja mais claro em seus depoimentos não fique rodeando, me diz em que isso vai interferir nós morarmos no céu? sermos Tricotomo, Dicotomo ou quantos você quiser. Fique tranquilo não irei mais perder tempo em seu blog, irei cuidar de minha VIDA ESPIRITUAL, pois meu desejo é ir morar no céu, Fique com a Paz de nosso Senhor Jesus Crito.

      Excluir
  23. Quando essa discussão acabar vcs acham q vão ganhar um prêmio...?

    Vão pregar o evangelho, pois sem ter aprendido corretamente as doutrinas eu posso ir pro céu, mas sem Cristo... xau!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um relaxado, não quer aprender e acha que as discussões teológicas não valem nada. Você sabia que a tricotomia é usada para fundamentar muitas heresias. Você também sabia que os heréticos não herdarão o reino de Deus? Portanto, procure aprender um pouco mais.

      Excluir
  24. Olá, Gyordano. Juro que desde antes das dez horas da manhã eu estou tentando ir dormir mas não consigo, estou já há três horas lendo as matérias do seu blog e são simplesmente brilhantes, meus parabéns!

    Sobre o tema, eu não creio que seja inútil, pelo contrário, é de grande relevância doutrinária na Igreja, e concordo com tudo o que você disse. Embora eu veja que você crê na imortalidade da alma (ou pelo menos afirmou que a alma permanece consciente após a morte), eu gostaria que você lesse um livro que eu escrevi sobre o assunto. Eu creio que, mesmo que você discorde de todas as ideias, será interessante entrar mais a fundo neste assunto. Você pode fazer o download nesta página do meu site:

    http://apologiacrista.com/index.php?pagina=1080461653

    Quero deixar claro que eu não sou adventista, sou evangélico pentecostal, mas não tenho o mesmo conceito que a maioria dos evangélicos tem com relação a vida pós-morte e a natureza humana. Quando tiver tempo, gostaria que você desse uma olhada no meu site (apologiacrista.com) ou no meu blog (heresiascatolicas.blogspot.com).

    Um abraço e que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é alienando

      Excluir
    2. FLS, discipulo de Jesus19 de abr de 2013 15:34:00

      Eu fico com o que Jesus disse em Mateus 10:28, Ele se refere apenas a "alma e corpo". É bom lembrar que o Novo Testamento foi escrito em grego, e como acontece em varios indiomas, as vezes usamos um termo para se referir a varias coisas ou varios termos tem o mesmo significado, ou seja, "alma e espirito" são a mesma coisa. No fundo essa doutrina da tricotomia, tem origem na filosofia grega e foi inserida na igreja por homens eruditos do 1º e do 2º seculo, que se tornavam cristãos, mas ao invés de buscarem o ensino do Espirito Santo, se inspiravam tambem na filosofia grega e por orgulho intelectual e inchaço do ego, não se baseavam apenas na simplicidade do evangelho, ou seja, nas palavras de Jesus. Esse orgulho intelectual é responsavel por todos os erros acumulados nestes vinte e um seculos de cristianismo, que resultou nessa babilônia teologica pregada pelas denominações religiosas, que separa o povo de Deus na terra. Então voltemos ao primeiro amor, voltemos ao evangelho de Jesus Cristo, busquemos o ensino direto do Espirito Santo.

      Excluir
    3. Olá Gyordano

      Boa noite

      Como a visão dicotomista explicaria Eclesiastes 12:7?

      um abraço e felicidades

      Luiz

      Excluir
    4. O que precisa ser explicado? Não sei exatamente o que o Sr. imagina quando lê o texto referido.

      Excluir
  25. Olá Gyordano

    Boa tarde

    A dúvida é : se alma=espírito então todos os espíritos dos salvos e dos não salvos voltam para Deus?

    um abraço e felicidades

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que entendi a pergunta. Seu raciocínio parece ser o seguinte: se todos os corpos perecem e todos os espíritos tornam a Deus, deve haver algo mais (a alma) para tomar um destino diferenciado em função da salvação. Acertei?

      O equívoco está em aplicar às simbologias "alma" e "espírito" continuidade de sentido entre o AT e o NT. Os dois testamentos foram escritos em culturas distintas e a partir de linguagens distintas. Veja que no AT, uma das identidades da "alma" (nefeš) é o sangue (Gênesis 9:4; Levítico 17:11). Tal identidade inexiste no NT. O texto de Eclesiastes 12:7 reporta-se a Gênesis 2:7; um texto retratra a origem do gênero humano e o outro o seu fim. Compare-os a Gênesis 7:22.

      --- "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego [nešamah] da vida; e o homem foi feito alma vivente." (Gênesis 2:7)

      --- "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito [ruah] volte a Deus, que o deu." (Eclesiastes 12:7)

      --- "Tudo o que tinha fôlego [nešamah] de espírito [ruah] de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu." (Gênesis 7:22)

      Percebe que o "espírito de vida", que está nas narinas, nada mais é que a respiração, que identifica o vivo como vivo? "Alma" e "espírito", no AT, significam em geral a vida, sendo o primeiro a vida enquanto pulsação animal (aliás, animal deriva do latim "anima", alma), e o segundo enquanto força e vitalidade, à semelhança do vento. Conceitos de "alma imortal" não se encontram em absolutamente nenhum texto de todo o AT hebraico.

      Não é exato dizer que "alma" é o mesmo que "espírito". Tais vocábulos podem significar a mesma coisa, como podem significar coisas diferentes, a depender do contexto em que aparecem nas Santas Escrituras.

      Não é exato dizer que eu seja "dicotomista" por negar a "tricotomia". Eu tenho tantos motivos para negar a tricotomia quanto para negar a dicotomia. Não acredito que o ser humano seja composto de "partes". Há no ser humano, especialmente em sua vida interior, uma infinidade de aspectos que podem ser subdivididos ou unificados, a depender do que estejamos discutindo: coração, mente, espírito, alma, etc.

      Alguma dúvida?

      Excluir
  26. Olá Gyordano

    Bom dia

    Muito boa a explicação.

    Se o ser humano não é dicotomico ou tricotomico então seria um holismo?No holismo a vida do ser humano é um todo é aquele famoso entendimento que o ser humano é uma alma e não tem um alma. Apesar de ter mesmo as palavras como coração,mente e etc em geral temos basicamente a dicotomia,tricotomia e holismo. Até no holismo ainda temos o fôlego de vida que sai do corpo e ai a alma vivente deixaria de existir teríamos ai dois elementos que se separam. Você cre na imortalidade da alma?

    um abraço

    Luiz

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas declarações acima referem-se ao AT, no qual há pouquíssima evidência de uma consciência pós-morte (Jó 10:20-22, poesia).

      No entanto, o NT é inequívoco em declarar que:
      1) a morte não termina a consciência (Lucas 23:43; Filipenses 1:23);
      2) quem mata o corpo não pode fazer nada contra a alma (Mateus 10:28);
      3) o espírito pode deixar o corpo, mesmo antes da morte definitiva (2 Coríntios 12:2).

      Nesse sentido, acredito na imortalidade da alma pela graça (não na imortalidade natural), concedida por Deus, que é o único imortal (1 Timóteo 6:16). A alma não tem nenhuma imortalidade de si mesma. O uso da expressão "imortalidade da alma" causa tantas confusões que eu preferiria chamá-la "preservação da alma pela graça".

      O homem tem uma alma e é uma alma, assim como tem um corpo e é um corpo. São duas perspectivas da totalidade do ser humano. O Novo Testamento não é claro em estabelecer a relação entre "alma" e "espírito" e por isso qualquer declaração a esse respeito é especulativa.

      Excluir
  27. Olá Gyordano

    Boa noite

    Segundo a visão mortalista que é holista o homem sendo uma alma e não e nunca tendo uma alma imortal nem no AT e nem no NT difere da visão de que o homem tem uma alma imortal. Se no AT se entende que o homem é uma alma vivente tendo uma alma imortal que o dá vida e o faz viver isso difere do ponto de vista que o fôlego de vida ao entrar no corpo forma um alma vivente a diferença ai está em que um elemento imaterial que seria a essência do ser existe dentro do corpo. Se existe uma revelação progressiva da doutrina da imortalidade da alma então desde sempre tal componente imaterial existiu dentro de um corpo o que vai diametralmente contra a idéia holista. Se não quiser usar o termo imortalidade da alma tudo bem mas ao usar preservação da alma pela Graça significa que Deus criou um elemento imaterial que fica dentro de um corpo e tal elemento é preservado a partir daí pela Graça de Deus e sendo preservado passa a ter uma imortalidade diferente da de Deus conforme você bem citou 1 Timóteo 6:16. Em Deus não existe, nunca existiu ou existirá nenhuma separação ou seja não há de nenhum modo e em nenhum momento uma separação que gere morte tal como ocorre nos seres vivos então Deus nunca morre. Em relação a sua última colocação o homem aqui na Terra pode ser identificado como sendo o corpo ou a alma a totalidade porém a alma dentro de um corpo indica a distinção entre eles e quando o ser humano morre no caso de um salvo alguns creem que a alma vai para o céu e o corpo volta ao pó, porém o alma e o corpo também identificam aquele homem e estão separados. A totalidade indica uma identificação mas tal totalidade é estabelecida pelas partes quer estejam juntas ou separadas.

    um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Luiz, não entendi o que o Sr. pretendeu afirmar em sua última postagem. O Sr. respondeu muita coisa de uma vez só, e por isso eu não entendi se o Sr. está concordando ou discordando.

      Pelo NT, o ser humano tem uma dimensão 'imaterial', como mostram os 3 pontos elencados na minha mensagem imediatamente anterior.

      Há dois poréns:

      1. Quando dizemos que a alma está "dentro" do corpo, empregamos uma figura de linguagem. Sendo a alma incorpórea, é logo adimensional, não tem um "tamanho" (a alma de um homem alto não é maior do que a de um homem baixo). E se não tem um tamanho, ela não está fisicamente em nenhum "lugar" específico. Não há problema em empregar essa figura de linguagem (mesmo porque a própria Escritura a utiliza, com sentido adverso), mas é uma forma analógica de expressão.

      2. Não há como provar que a totalidade da 'vida interior' (consciência, mente) seja preservada após a morte. Não há como afirmar que na morte tudo aquilo que é material perece e tudo que é imaterial é preservado. Note que grande parte da nossa vida psíquica identifica-se com nossa corporeidade, com nossa constituição biológica e química, coisas que não levamos para o "além". Assim, embora seja fato que a consciência é preservada após a morte, não há como "provar" que a totalidade do "imaterial" é preservado. Portanto não podemos identificar automaticamente o "imaterial" e o "material" com aquilo que a Escritura chama de "corpo" e "alma" ou "espírito". Isso mostra como é temerário falar em "partes".

      Excluir
  28. Olá Gyordano

    Bom dia

    Eu entendo que existe diferença entre tricotomismo, dicotomismo e holismo.

    1. A Bíblia não diz exatamente aonde fica a alma imortal dentro do corpo porém existe uma complexa interação entre a alma e o corpo, então a alma está dentro do corpo de alguma forma e se a alma existe então ela existe de forma real e tem características próprias ela pode estar em todo corpo e assumindo o tamanho do corpo. Se a alma imortal não tem nenhum tamanho e se não está em nenhum lugar então pode ser que ela não exista e isso é uma visão holística que os mortalistas defendem.

    2. A totalidade que resulta na interação corpo e alma é quebrada na morte a totalidade da alma é preservada a totalidade do corpo virá pó. O aspecto psíquico, biológico e químico enquanto a alma interage com o corpo funcionam e respondem depois com a morte do corpo cessam e a alma segue.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do fato de que a alma não tem nenhum tamanho (e portanto não pode estar em nenhum lugar no corpo) não se segue que a alma não exista. Como se só existissem coisas com tamanho e lugar no espaço! A conclusão é absurda.

      Como eu disse acima, como não há nenhuma revelação acerca do quanto é preservado após a morte, qualquer pessoa que afirme que sabe está chutando. Eu não falei nada sobre a "totalidade da alma". Minha resposta ao Sr. trata da "totalidade do que é imaterial". O Sr. identificou "imaterial" com "alma" e "material" com "corpo", mas essa identificação a Escritura não faz. Mesmo que a "alma" ou o "espírito" seja preservado após a morte, isso não quer dizer que a totalidade da "imaterialidade" seja preservada. O Sr. pode até ter sua opinião a esse respeito, mas não, o Sr. não sabe.

      Excluir
  29. Olá Gyordano

    Se a alma existe então a sua visão é totalmente diferente da visão mortalista holista pois eles creem que a alma imortal não existe então já temos ai duas visões diferentes, ou seja duas interpretações diferentes. Se a alma não tem tamanho,forma,cor e outras caracteristicas o que sobraria? Como a alma atuaria dentro de um corpo? A alma está num nível diferente da matéria e pode sim ter caracteristicas que a façam existir. Voltando ao texto de Eclesiates 12:7 o texto fala sobre um elemento material e outro elemento imaterial. O que é preservado na alma é o que a faz existir de tal forma a ser o ser em questão. Se não tem revelado na Biblia o quanto é preservado depois da morte então a totalidade da alma imortal pode ser preservada.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que sobra se a alma não tem tamanho, forma, cor e outras características? Muito fácil responder: sobra a alma. Tamanho, forma e cor são características de CORPOS. O que faz com que a alma seja alma é justamente o fato de que ela não tenha tamanho, forma e cor.

      Como a alma atua "dentro" de um corpo? Eu não sei e o Sr. também não sabe.

      O texto de Eclesiastes 12:7 não diz absolutamente nada sobre "elemento material" e "elemento imaterial". O texto fala sobre o corpo e a respiração, coisas que hoje nós classificamos como "materiais". É isso que significa "espírito" (ruah) no Antigo Testamento: vento, sopro, respiração, e, por metonímia, a vida humana. Esse sentido se mantém no NT, mas sob a nova nuance (helenística) da incorporeidade.

      A Bíblia não revela o quanto da dimensão imaterial se preserva após a morte, justamente porque ela não divide nada entre "material" e "imaterial". Essas são categorias que nós, modernos, utilizamos, mas a Bíblia jamais utiliza tais categoriais. Nem eu sei nem o Sr. sabe, então conclusões do tipo "então a totalidade da alma imortal pode ser preservada" são totalmente sem sentido.

      Excluir
  30. Olá Gyordano

    A Bíblia fala de corpos espirituais, então elementos espirituais podem tem forma, se tirarmos todas as caracteristicas da alma não sobra nada. Se sobra alma então temos a alma com suas caracteristicas logo é real e existe e pode ter forma espiritual. Eclesiastes 12;7 fala sobre o rucah que é o elemento espiritual e o corpo que é o elemento material não é um sorpo ou vento comum ou somente material mas um sorpo especial dotado de natureza imaterial. A alma pode ter forma tamanho e cor espirituais. Se a alma atua dentro do corpo então temos uma alma dentro de um corpo. A totalidade da alma é a alma logo pode ser preservada.

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Corpos espirituais são CORPOS, não são espíritos. A distinção feita pelo apostolo Paulo é entre "corpo de almático" (σῶμα ψυχικόν) e "corpo espiritual" (σῶμα πνευματικόν), em 1 Coríntios 15:44. O corpo espiritual futuro é FÍSICO tanto quanto o corpo almático presente é físico. Chama-se "espiritual" não em razão daquilo que ele é feito, mas em razão daquilo que o controla.

      2. As características da alma não são tamanho, cor, etc. As características da alma são suas capacidade de entender, de refletir, de lembrar, de reconhecer, de intuir, etc.

      3. O Sr. não conhece hebraico, por isso não há motivos para discutir o texto de Eclesiastes 12:7. Já mostrei acima o significado. Se quiser aprender, procure em dicionários e concordâncias bíblicas do AT, e confirmará que eu estou certo acerca dessas simbologias hebraicas primárias.

      Excluir
  31. Olá Gyordano

    Bom dia

    1. Os corpos espirituais são constituidos de elementos espirituias o que os controla são elementos espirituais dentro dele e isso não impede que toda a estrutura do corpo seja espiritual.Na verdade o controle seria a interação entre a alma que já era espiritual e corpo que na ressurreição se tornou totalmente espiritual.

    2. A alma quando está dentro do corpo ,com suas características interagem com o corpo físico como um todo e influi em todo corpo logo pode assumir a forma do corpo pois interage com todo o corpo. O fato da alma entender,refletir e etc não impede que ela tenha uma forma.

    3. Em Eclesiastes 12:7 a palavra ruach na visão holista mortalista é um folêgo que ao entrar num corpo forma uma alma vivente, na visão dicotomista pelo que eu entendi significaria que é alma imortal e em uma outra visão ainda pode ser o fôlego que volta para Deus e a alma vai para um dos mundos espirituais. A visão que o fôlego volta para Deus e o corpo fica no pó e o homem deixa de existir é holista se você cre assim mas ainda crê que uma consciência ainda que tal consciência não seja uma totalidade continua depois que o ser humano morre isso seria um tricotomismo ou seja teríamos um corpo, um fôlego de vida e uma quantidade de consciência.

    um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. O Sr. não está prestando atenção ao fato de que o corpo espiritual é um CORPO. O argumento utilizado pelo Sr. (do qual o Sr. mesmo se esqueceu) foi: "A Bíblia fala de corpos espirituais, então elementos espirituais podem tem forma". O argumento não tem absolutamente nenhum valor porque os corpos espirituais são CORPOS, e não espíritos. Corpos TÊM forma.

      Mas o Sr. comete um erro a mais, acerca do corpo da ressurreição, afirmando ser ele "totalmente espiritual". Note o seguinte: A ressurreição já se iniciou com Jesus, que é "as primícias dos que dormem" (1 Coríntios 15:20). Como Jesus apareceu após ressuscitar? Os textos da ressurreição (especialmente Lucas 24:39-43 e João 20:24-27) mostram que o corpo da ressurreição de Jesus era de CARNE E OSSO, comia, podia ser tocado pelos apóstolos e inclusive ainda tinha as marcas de feridas da crucificação. Não era feito de "elementos espirituais". Ou seja: há continuidade entre o corpo da morte e o da ressurreição.

      2. Ah, é mesmo? Então me responda: de que cor é a sua alma? Quantas almas o Sr. já viu? Como o Sr. sabe que ela tem tamanho, forma e cor?

      3. O Sr. está em uma confusão incrível sobre o texto de Eclesiastes 12:7, e o grande problema é fácil de identificar: o Sr. está raciocinando a partir de interpretações sistemáticas (holista, dicotomista, tricotomista). Esqueça essas interpretações sistemáticas; elas não ajudam em NADA na interpretação do texto bíblico. O Sr. não está entendendo a minha explicação porque está pensando nesses termos. Graças a essas interpretações sitemáticas, o Sr. está confundindo uma expressão hebraica (no AT) com uma expressão grega (no NT).

      O que o texto de Eclesiastes 12:7 expressa é muito simples: quando o corpo perece e torna à terra, a respiração (ruah), que foi dado na origem do homem (Gênesis 2:7), retorna a Deus.
      A palavra "espírito" aí não tem praticamente nada a ver com o sentido que essa palavra tem no Novo Testamento, nem com a forma como usamos a palavra "espírito" na nossa língua portuguesa.

      Ou seja: o que esse texto nos diz sobre holismo, dicotomia, tricotomia? Esse texto não diz nada, porque não está falando sobre esse assunto. Esse assunto NÃO EXISTE no Antigo Testamento, que foi escrito em uma cultura semítica. Ele só existe no Novo Testamento, que foi escrito em uma cultura helenística.

      Excluir
  32. Olá

    1. O corpo espiritual tem uma alma imortal dentro dele. Na ressurreição corpo e alma se juntam na visão dicotomista. A alma pode ter forma pois existe uma interação da alma com o corpo ela pode assumir a forma co corpo.

    2. O fato de eu não saber a cor da minha alma não significa que ela não tenha cor o mesmo se vale para o tamanho e outras características. Eu nunca vi Deus Pai. Será que as almas de Apocalipse 6:9 não viam uma as outras?

    3. Em Eclesiastes 12.7 o termo ruach pode significar uma alma imortal e não apenas um sopro ou fôlego.Na visão holista mortalista ruach significa fôlego em Ec. 12:7 mas sob uma ótica dicotomista pode significar uma alma como uma entidade consciente e independente. Se você cre que uma quantidade de consciência é preservada depois da morte tal consciência é o ruach?

    O texto de Eclesiastes 12:7 tal como você interpreta e entende é holista agora se você acredita que ainda assim temos uma quantidade de consciência que é preservada depois da morte ai teria que encaixar sua crença na referida passagem. Se a alma é imortal ela sempre foi tanto no antigo Testamento quanto no Novo Testamento e se a alma é mortal ela o é tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Se a interpretação é que o corpo volta ao pó da terra e ruach volta parta Deus o que acontece com a quantidade de consciência de um salvo e de um não salvo?

    Em relação a ressurreição de Jesus o corpo antigo de Jesus foi totalmente transformado e se foi transformado mudou, o fato de ter osso e carne significa que tais elementos foram transformados em um aspecto espiritual e a alma de Jesus estava dentro dele veja ai os dois elementos ou seja a partes. A carne e os ossos de Jesus não eram mais os mesmos de antes tinham em si uma forma e natureza espiritual.Jesus como Deus poderia interagir com elementos materiais e o corpo dele era totalmente espiritual. Existe a continuidade porém tal continuidade é estabelecida pela poderosa transformação.

    O texto de Eclesiastes 12:7 é visto por holistas , dicotomistas e tricotomistas de maneira diferente pois são interpretações diferentes as três visões tem explicações diferentes mas tem. E a sua visão, pelo menos nesse texto é holista isso não tem como negar e pelo que eu entendi no Novo Testamento ai um pouco dicotomista pois cre em uma quantidade de consciência na verdade são idéias bem diferentes.Não é possível que no Antigo Testamento a alma não existe e no Novo ela exista isso é contraditório. Em Gênesis 2:7 já fala do assunto que é interpretado de maneira diferente por holistas , dicotomistas e tricotmistas. Ou a Bíblia fala sobre o holismo ou sobre o dicotomismo ou sobre o tricotomismo.

    A alma com suas caratcerísticas interage com o corpo e tais características estão por todo o corpo logo a alma pode ter a forma do corpo.

    um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Luiz, a visão do Apocalipse é uma representação simbólica dos acontecimentos passados, presentes e futuros (na perspectiva de João). Não somente as almas, mas o próprio Deus é aí apresentado em forma visível (4:1-3); se compara esse texto a outras aparições divinas visíveis na Escritura, notará que não é a mesma forma (e.g. "ancião de dias" em Daniel 7:9). Do mesmo modo, Jesus é visto corporalmente como cordeiro com sete chifres e sete olhos (5:6); ninguém jamais diria que essa é a forma verdadeira de Jesus. Note o lugar onde as almas estão: debaixo de um trono.

      Sobre todos os demais pontos, de sua mensagem, não pretendo mais comentar, visto que me parece que o Sr. não deu atenção (ou não entendeu) às explicações e provas que eu apresentei. Se tiver alguma dúvida, volte e releia.

      Sua escrita é cheia de afirmações para as quais o Sr. não tem nenhuma prova; veja, POR EXEMPLO, a ficção inventada pelo Sr. de que a carne e sangue de Jesus eram puramente espirituais (o que a Bíblia simplesmente não diz). Recomendo seriamente despoluir sua cabeça de toda essa bobajada de "monismo", "dicotomia", "tricotomia". Elas lhe impediram de entender o que eu várias vezes lhe disse.

      Excluir
  33. Quero parabenizar ao irmão pelo material de nível excelente ;que refuta bem esta doutrina que é quase generalizada no meio protestante. E não pude deixar de perceber algumas manifestações de pessoas que não tem apreço pelo aprofundamento no conhecimento das escrituras ,que ''acham'' que teologia esfria o crente, muito pelo contrário afasta as heresias e preserva a integridade espiritual da igreja bem diz Oz 4;6. Compartilho da mesma opinião na composição do homem e também no estado de inconsciência total da alma por ocasião da morte que será revertido na ocasião do arrebatamento . Gostaria que se comentasse um pouco sobre o assunto ''vida pós morte'' antes do arrebatamento . Obrigado e fique na paz.

    ResponderExcluir
  34. Olá Gyordano

    Bom dia

    1. A expressão carne e ossos e não carne e sangue eu não me lembro de ter teclado carne e sangue como espirituais, indica um corpo espiritual ou seja a expressão carne e ossos diferencia o corpo de carne e sangue de Jesus pois o corpo de Jesus foi transformado na ressurreição e se foi transformado mudou de um aspecto material para um aspecto espiritual e o corpo dele em carne e osso era um corpo espiritual.

    Se você quer crer que holismo,dicotomismo e tricotomismo é "bobajada" isso é uma crença particular sua.Ou a Bíblia ensina o holismo ou o dicotomismo ou o tricotomismo.

    Em relação ao livro de Apocalipse o mesmo não nega que as almas tem forma. Sua visão de Apocalipse 6:9 parece muito com o holismo porém quando você cre que a consciência é preservada isso é contraditório com a visão holista. Ou se cre no holismo que cre num estado de inconsciência ou cre que a consciência é preservada.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia não ensina nada disso. Faça um favor: não escreva mais aqui enquanto não estiver disposto a aprender.

      Excluir
    2. Um neófito com insígnias burladas de cátedra! Apesar de nada proveitoso ainda tem uma utilidade, descartar na latrina!

      Excluir
  35. Eu vou para o inferno se acreditar na tricotomia???
    Se for eu para agora, se nao, agradeço por ler entre as duas argumentaçoes e entender que fico a tricotomia.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Meu pai faleceu, e agora? Onde será que ele está? Eu vou voltar a vê-lo? Me ajuda e entender o que acontece após a morte dos salvos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus pêsames.

      A Bíblia não revela tudo o que acontece após a morte. A esperança dos cristãos é estar com Cristo após morte (Filipenses 1:21-24). Você certamente voltará a ver seu pai se ambos estiverem debaixo da misericórdia de Deus.

      Entretanto, a salvação não está completa após a morte. É necessária a ressurreição dos corpos.

      Excluir
  37. Desculpe Gyordano, mas discordo cabalmente de suas proposições. A Dicotomia é sede de uma multidão de heresias. Dentre elas está aí a mortalidade da alma de Oscar Cullmann, e até mesmo toda a teologia liberal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sr. leu o texto? Se leu, percebeu que eu não defendi nenhuma "dicotomia".

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Irmãos, a Palavra do Senhor ensina que o homem é um só, composto do físico e do não-físico, o que o diferencia no mundo e no além. As distinções como alma, espírito, coração, força, mente, etc são aspectos que retratam o homem como um único ser vivente.

    Não entendo porque tantos irmãos creem e se apegam no aspecto de “alma” como sendo um terceiro elemento consagrado por Deus, responsável pelo intelecto e emoções.

    Além de não ser comprovado biblicamente, crer em tricotomia só serve para criar justificativas convenientes para nossas atitudes, se isentando de responsabilidade (agiu com a alma, mas o espírito é imaculado), tornando perigosa esta doutrina.

    ResponderExcluir
  40. Respostas
    1. Excelente defesa da dicotomia, Gyordano! Parabéns!

      Excluir
  41. Irmãos voltem a gênese. Deus fez a matéria e soprando nela está se tornou alma vigente. Porém esse ser dicotomo era tricotomo até sua queda. Era comum com Deus( comunhão). Após a redenção por Cristo, aquele que o comungar,volta ao estado original através do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  42. Irmãos voltem a gênese. Deus fez a matéria e soprando nela está se tornou alma vigente. Porém esse ser dicotomo era tricotomo até sua queda. Era comum com Deus( comunhão). Após a redenção por Cristo, aquele que o comungar,volta ao estado original através do Espírito Santo.

    ResponderExcluir