26/04/08

Abertura do Blog

Neste blog serão postados tópicos referentes ao Cristianismo, historicamente e exegeticamente considerado. Pretendo postar aqui meus ensaios que estão no Orkut, bem como outros que eu venha a escrever.

Em todo momento em que forem postados tópicos acerca da doutrina cristã, serão obedecidos, dentre outros, os seguintes preceitos de análise interna:
1) Cada autor da Bíblia é interpretado por aquilo que ele escreve, independentemente do que o leitor considera a respeito daquela questão. 2ª Pedro 1:20.
2) A interpretação do texto independe de qualquer tradição a este respeito. 1ª Coríntios 4:6.
3) Cada escritor bíblico tem sua próprioa teologia e interpretação, e eventualmente traz à escritura seus próprios costumes e tradições, e não apenas o conteúdo revelacional. O apóstolo Paulo evidencia isso no capítulo 7 da 1ª aos Coríntios. Um propósito do Blog será, portanto, extrair do texto escriturário, seguindo as regras anteriormente descritas, o conteúdo revelacional: a Palavra de Deus.
4) O Cristianismo tem como primazia as origens, e não os fins. Ou seja: independentemente do que seja pregado ou defendido por qualquer denominação cristã atualmente, palavra final tende a ser aquela mais antiga, mais primitiva, ou seja: não a tradicional, mas a semente. E isto se justifica em que historicamente diversas denominações cristãs tomaram, durante e após a vida dos apóstolos, diversos rumos teológicos e doutrinários, muitas vezes influenciados por correntes filosóficas e religiosas tanto cristãs quanto pagãs, e por isso a tradição não é confiável para a investigação. 2ª Timoteo 4:1-5.
5) A carta magna do cristianismo é a Bíblia. O autor deste blog aceita, para efeitos de argumento, tanto o cânon protestante como o cânon católico. Outros livros que jamais fizeram parte do cânon oficial, como apócrifos, pseudo-epígrafos e heréticos, também serão considerados, mas a Bíblia tem a autoridade os preceitos 1º a 4º por ser mais antiga do que todo o resto da literatura cristã.

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém." (2ª Coríntios 13:14)

Deus os abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário